terça-feira, 31 de maio de 2016

1955: Farid Abrahão é empossado como primeiro prefeito de Bituruna


No ano de 1955, Juscelino Kubitschek ascendia à presidência do Brasil, com a promessa ambiciosa de impulsionar o país para um desenvolvimento equiparável a "50 anos em 5". Enquanto isso, aqui em Bituruna, testemunhávamos a instalação oficial do município, marcada pela realização das eleições para prefeito e vereadores, seguida pela posse de Farid Abrahão como o primeiro prefeito da cidade.


Conforme registrado na "Ata de Posse" - documento que ecoa os detalhes desse marco histórico -, a cerimônia teve lugar em 14 de dezembro, pontualmente às 16 horas da tarde, nas dependências do Clube União e Progresso, localizado onde hoje ergue-se o Banco do Brasil. Segundo o registro, "o Sr. Avelino Roveda, presidente da Câmara de Vereadores, empossou no cargo de prefeito municipal, após este prestar o compromisso legal, o Sr. Farid Abrahão, eleito em 03 de outubro do corrente ano e diplomado em 19 de novembro...".

A "Ata de Posse", embora concisa, não deixou de mencionar o discurso proferido pelo prefeito recém-empossado. Farid Abrahão expressou gratidão pelos votos recebidos e rendeu homenagens aos pioneiros de Bituruna, "representados na ocasião pelo Sr. João Ghilardi, sócio da ex-empresa Colonizadora Santa Bárbara". Durante seu discurso inaugural, o prefeito destacou os feitos já realizados em prol do recém-estabelecido município, embora tais conquistas não estejam documentadas.

A cerimônia contou com a participação de pouco mais de uma centena de pessoas, cujos nomes foram registrados para a posteridade. Entre os presentes, destacavam-se membros de famílias proeminentes, como Ravanello, Nallon, Bet, Coradin, Vanzin, Zembruski, Isoton, Roveda, Benazzi, Gnoatto (Nhoato), Levis, Dalmas, Franchin, Fiorelli, entre tantos outros, testemunhas desse momento histórico de nossa cidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário