sábado, 11 de junho de 2016

Bituruna em Cartão Postal de 1979

A leitora assídua do Blog "História de Bituruna", Daniele Padilha, gentilmente compartilhou conosco algumas preciosidades fotográficas da nossa querida cidade, provenientes do acervo particular da Família Padilha. A primeira delas é um "Cartão Postal", produzido em 1979 para celebrar os 25 anos de criação do município, datado de 26 de novembro de 1954.

No entanto, é notável um equívoco no referido "Cartão Postal", que apresenta a data "14 de dezembro de 1954", quando o correto seria "26 de novembro de 1954". Este detalhe levanta uma questão recorrente sobre as datas de fundação de Bituruna: o dia 26 de novembro de 1954 marca a sua CRIAÇÃO, conforme estabelecido pela Lei Estadual N.º 253. Por outro lado, o dia 14 de dezembro de 1955 assinala a sua INSTALAÇÃO, com a posse do primeiro prefeito, Farid Abrahão.

Ao longo do tempo, houve certa confusão entre essas duas datas, com celebrações tanto da CRIAÇÃO quanto da INSTALAÇÃO do município. Por exemplo, a determinação do tamanho da "polentona", servida durante as festas do vinho, é baseada na data de INSTALAÇÃO. Entretanto, essa é uma discussão que merece ser explorada em detalhes em outro momento.



Voltando ao nosso “Cartão Postal”, podemos observar, na parte inferior, o centro da cidade, com a prefeitura já em sua sede atual, apesar de não possuir ainda o segundo piso. Na época a Avenida Dr. Oscar Geyer ainda era pavimentada com paralelepípedos. Na parte superior do “Postal” vemos o terreno da futura Igreja Matriz sendo preparado para o início das obras. Na época, no lugar do “Ginásio do Padre” (expressão popular), existia uma pequena “cancha poliesportiva” onde, geralmente, os meninos do Colégio Estadual Santa Bárbara faziam as aulas de Educação Física. Seguindo à direita, ainda temos o “Colégio Velho”, em madeira, e as novas instalações do Colégio Estadual Santa Bárbara, inaugurado em 1978. Abaixo, o esplendor da “fase de ouro” da extração de madeira nativa: pátios da J. Bettega repletos de pilhas de imbuías e pinheiros.


E, para quem não lembra, na segunda foto, podemos ver as antigas dependências da Igreja Matriz. Alguém conhece o grupo de amigos que posa alegremente para a foto??? Envie os nomes, faremos questão de publicar!!!


Fotos:
Acervo particular da Família Padilha.

2 comentários: