quinta-feira, 9 de junho de 2016

Publicação Oficial: Revista Paranaense dos Municípios - Gestão Paulo Roberto Geyer

Prosseguindo com a divulgação das publicações oficiais que marcam a história dos prefeitos de Bituruna, apresento hoje uma raridade da gestão de Paulo Roberto Geyer, que ocupou o cargo de 01º de fevereiro de 1977 a 01º de fevereiro de 1983.


Em 1978, com apenas 15 meses de gestão, a administração do prefeito foi o tema central da "Revista Paranaense dos Municípios" - Edição Especial. Lamentavelmente, devido a um descuido editorial, a publicação não foi devidamente datada. Para complicar, alguém acrescentou à mão na capa "1977 a 1982", o que não corresponde à realidade. No entanto, com base em alguns indícios presentes na própria revista, é razoável supor que o material tenha circulado em 1978.

Ao longo de vinte páginas, a revista oferece um panorama das obras e iniciativas da administração local. Algumas delas evocam nostalgia, como a "Moderna Cancha Polivalente" na página 03, que mais tarde, durante a gestão do prefeito Valdir Rossoni, seria substituída pelo Ginásio Paulo Roberto Geyer.

Na página 04, são apresentados os avanços das obras do "Ginásio Estadual Santa Bárbara", que atualmente é conhecido como "Colégio Estadual Santa Bárbara" - sem dúvida, uma das principais realizações da década de 1970. O "Estádio Municipal Farid Abraão", que passou por melhorias durante o mandato de Geyer, é destacado na página 06.

Mais adiante, na página 07, uma foto peculiar: o primeiro ônibus do transporte escolar do município, que em 2005 seria transformado no "Ibituruninha", uma biblioteca ambulante mantida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Na página 12, uma imagem rara: a PR 170 antes de ser asfaltada. Poucos sabem que a rodovia recebeu pavimentação asfáltica durante o mandato de Paulo Geyer como prefeito de Bituruna. Além disso, a publicação também apresenta imagens de estabelecimentos locais, como a Madebil, o Banco Real, o antigo Supermercado Subil e o Supermercado Líder, este último com seu segundo piso em plena construção, entre outros aspectos marcantes da época.



















Referência:
Revista Paranaense dos Municípios – Edição Especial. Bituruna, 1978. (data provável)

5 comentários:

  1. Muito interessante! Voltamos no tempo ao vermos essas imagens. Parabéns Prof. Gerson.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, professor. Pelas rápidas conversas que mantivemos sobre o assunto, percebi, com alegria, que você compartilha do mesmo princípio que eu: precisamos resgatar a nossa história e torná-la pública, pois guardada, a sete chaves, não serve para absolutamente nada... Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor Gerson por resgatar a história da nossa cidade. Assim podemos ver o quanto Bituruna evoluiu.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Nádia... Dá uma procurada nos arquivos da família, certamente há fotos interessantes, pois a família De Bastiani é uma das pioneiras em Bituruna. Abraço, amiga!

    ResponderExcluir
  5. muito linda esta lembranças de nossa cidade prazer em ver

    ResponderExcluir