segunda-feira, 17 de março de 2014

Em 1943, vendaval destruiu casa e espalhou medo na linha Engano

Há quase sete décadas e um ano, na noite de 26 de julho de 1943, uma violenta tempestade assolou a região da linha Engano, deixando um rastro de destruição e pavor. Entre as propriedades atingidas, encontrava-se a casa do casal Antonio e Maria Carlin Masiero.

A magnitude da devastação provocada pelo vendaval - ou seja lá o que tenha sido - é evidente nas imagens que agora compartilhamos. A residência de madeira da família foi completamente arrasada, assim como o parreiral de uvas que cultivavam.
Por incrível que pareça, ninguém saiu ferido naquela noite fatídica, que permanece viva na memória de Sra. Carolina, a criança que aparece na fotografia ao lado dos pais. Carolina, hoje casada com o Sr. Deolindo Nalon, tinha apenas seis anos de idade quando tudo aconteceu.
NOTA: Quero expressar meus sinceros agradecimentos à professora Odila Nalon Lopes, filha do Sr. Deolindo e da Sra. Carolina, que gentilmente localizou e compartilhou as fotos conosco, permitindo que fossem divulgadas e preservadas para as gerações futuras.


O casal Antonio e Maria Carlin Masiero com os filhos em meio aos destroço da casa. 
Parreiral destruído pelo vendaval.

No verso da fotografia, o registro do episódio inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário