sábado, 29 de março de 2014

Sequência de fotos do acervo particular da Família Zalobnicki

O leitor do blog “História de Bituruna”, Antonio Lauro  Zalobnicki, gentilmente nos enviou a sequência de fotos postadas a seguir, que fazem parte do acervo particular da família Zalobnicki.

De acordo com o leitor, as três primeiras fotos retratam a extração de madeira nativa na Serra do Milome (Comunidade do Rosário) realizada pela Madeireira Geyer, onde seu pai, João Zalobnicki, trabalhava. As fotos têm pelo menos 50 anos...



  
Na imagem acima podemos observar os famosos "bois de canga", que arrastavam as toras até o ponto do carregamento. Mas acima de tudo o trabalho dependia da força dos trabalhadores, pois as toras erram carregadas basicamente no braço.


Você já ouviu falar em "conserveiro de estrada"??? Pois bem, a profissão  praticamente desapareceu, porém, durante muitos anos, os conserveiros trabalharam nas estradas rurais do município, garantindo que as mesmas ficassem em condições de tráfego. No grupo acima, estão João e Francisco Zalobnicki, respectivamente pai e avô do leitor Antônio. A foto tem mais ou menos 60 anos.
Nesta última imagem, membros e amigos da família Zalobniki. O menino no lombo do boi, junto ao pai, é o nosso leitor Antonio Lauro  Zalobnicki.



3 comentários: