sexta-feira, 25 de julho de 2014

Um “leopardo” morto em terras biturunenses, na década de 1950?

Um intrigante registro nos leva de volta à década de 1950: um "leopardo" abatido em terras biturunenses, como revela a única informação vinculada à fotografia abaixo, gentilmente compartilhada pelo amigo Devanildo de Castro. No entanto, uma breve investigação no vasto universo do Google sugere que o animal em questão pode ser uma Onça Parda ou Puma Concolor - conhecida também pelos colonizadores como "leão".

Segundo as fontes consultadas, a Onça Parda, também chamada suçuarana, onça-vermelha, mossoroca, leão-baio, leãozinho-de-cara-suja e jaguaruna, é o mamífero terrestre com a mais ampla distribuição nas Américas, habitando desde o Alasca até a América do Sul. Sua pelagem varia consideravelmente de acordo com a região. Adaptável a diversos ambientes, essa espécie se aproxima cada vez mais das áreas habitadas pelos seres humanos.

Nos primórdios da colonização, os felinos, cuja presença era notável em nossas matas, traziam desafios aos criadores de gado, ovelhas, porcos e cabras. Apesar da devastação irreversível causada pela exploração madeireira - denominada "progresso" - ainda existem relatos contemporâneos da presença desses felinos em nosso município. Desejamos que não compartilhem do destino do animal na fotografia, pois os tempos mudaram e as perspectivas são outras...



Nenhum comentário:

Postar um comentário