sábado, 2 de agosto de 2014

Símbolos municipais

Todo o cidadão deve conhecer os símbolos que representam o município onde mora.  "Os símbolos municipais são as formas de representação mais expressivas da imagem das comunidades e, consequentemente, das administrações que as dirigem. O brasão de armas assim como a bandeira e o selo municipais são figuras simbólicas, insígnias que representam a identidade do município, a sua evolução política, administrativa e econômica, bem como os seus costumes, tradições, arte e religião”. (Wagner Costa). 

De acordo com a Lei 516/95, os símbolos do município de Bituruna são: a Bandeira Municipal; o Brasão de Armas do Município e o Hino do MunicípioLeis que instituíram os símbolos de Bituruna:

A BANDEIRA


Art. 2º A bandeira do município de Bituruna de forma retangular, na proporção de 14 (quatorze) módulos de largura por 20 (vinte) módulos de comprimento, de acordo com o Art. 5ª da Lei Federal nº 5.700, conforme modelo em anexo, apresentando as seguintes características:
a) A bandeira compõe-se de 3 (três) faixas horizontais iguais, sendo a superior na cor verde,
a do centro na cor amarela e a inferior cor vinho.
b) No canto superior direito* (lado mastro) em um retângulo branco de 7 (sete) módulos
de largura por 6 (seis) módulos de altura, está aplicado o Brasão do município.
c) A faixa na cor verde representa riqueza vegetal: campos, matas,pastagens; a faixa na cor amarela representa a riqueza mineral e a faixa na cor vinho representa a produção econômica do município: uva e vinho.
Art. 3º A bandeira municipal poderá ser reproduzida em bandeirolas, flâmulas, decalques, desde que sejam observados os cânones heráldicos e com autorização dos poderes constituídos do município.
Art. 4º A bandeira municipal poderá ser hasteada diariamente nos edifícios municipais e, para seu correto uso, obedecerá ao disposto  na Lei Federal nº 5.700.

O BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO
Art. 5º O brasão de armas do município de Bituruna é um escudo tipo português, na proporção de 8 (oito) módulos de largura por 9 (nove) módulos de altura, apresentando as seguintes características:
a) O escudo é cortado diagonalmente do ângulo superior direito em direção ao oitavo módulo inferior esquerdo. A parte superior esquerda do escudo é de cor verde e a parte inferior direita é de cor amarela.
b) Partindo em diagonal, do 4º módulo do escudo, no centro superior em direção ao 5º módulo inferior direito, inicia-se a letra “N”, na cor vinho, que simboliza a integração "Nacional". No centro da letra “N”, há a figura de um pinheiro, na cor verde, tendo uma haste de milho à direita, em verde, e uma haste de trigo à esquerda, na cor amarela. O pinheiro representa a madeira, e as hastes de milho e trigo representam os principais produtos agrícolas do município. Na parte superior esquerda, da letra “N”, há uma figura de uma oca, evocando o topônimo de origem indígena do município. Na parte inferior da letra “N”, no lado direito, a figura de um ramo de erva-mate, que representa produção agrícola extrativista do município.
c) O escudo é encimado por coroa mural de 3 (três) cores visíveis. A cor marrom, representando “Santa Bárbara”, padroeira do município.
d) Em ambos os lados do escudo, figuram dois cachos de uva, na cor roxa, que representam a produção de uva e vinho.
e) Sob o escudo, um listel em branco, tendo as palavras (em preto) “UNIÃO, TRABALHO E PROGRESSO” ladeadas pelas datas (em preto) 26/11/54 e 14/12/55, datas de criação e de instalação do município, respectivamente.

As cores
• O branco é a luz pura. Simboliza integridade, obediência, vigilância, paz e ordem.
• O verde denota fé. Simboliza esperança, liberdade, pujança da natureza.
• O amarelo é a imagem da maturidade, juízo. Simboliza nobreza, magnitude, riqueza.
• O roxo denota fortaleza, vitória, ousadia, alteza. Simboliza valor, arrojo, intrepidez.
• O preto pertence ao domínio da inteligência. Simboliza prudência, vigor honestidade.
• O marrom representa a terra. Sua simbologia se identifica com as virtudes e qualidades descritas na cor preta.

HINO DE BITURUNA
(Letra e música de Vera Vargas)
Quando os índios em tempo de outrora
Vagueavam por esta região,
Já anteviam os dias de agora
Pela força invulgar deste chão
Ante o verde de luz inundado
Visionários da linda comuna,
Escolheram teu nome acertado,
Que nobreza traduz, Bituruna.
Bituruna!
És o "Passo do Índio", imponente.
Qual coluna
Da economia desta brava gente
Uva e trigo
São riquezas que o solo produz
Berço amigo
Teu futuro triunfal te conduz.
Conta o rio Iguaçu o heroísmo
Do trabalho que te construiu
Desse grande e vital dinamismo
Que o destino a teu povo
imprimiu
Santa Bárbara vê com carinho
E recobre de bênçãos sem fim,
A paisagem de milho e de pinho
Entre os rios Jangada e Iratim.

                                                            SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,  História e Geografia de Bituruna, Bituruna, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário