quinta-feira, 21 de julho de 2016

Quando o transporte escolar era a cavalo...



No retrato acima, compartilhado gentilmente pelo colaborador e amigo Gerson Leite, as jovens Noely Dóro e possivelmente Maria Lotoski parecem estar aproveitando um momento relaxante em uma tarde de domingo, talvez durante as décadas de 60 ou 70. No entanto, a imagem esconde uma realidade diferente. Na verdade, as duas professoras foram fotografadas a caminho da Comunidade do Engano, montadas a cavalo, onde desempenhavam seu importante trabalho na escola municipal.


Essa era a rotina comum de muitas professoras na época: viajar até a escola a cavalo, lidar com turmas multisseriadas (com várias séries reunidas na mesma sala), além de assumir responsabilidades como limpeza da escola, preparação da merenda e cuidado da horta, tudo isso sem horas-atividades.

Felizmente, ao longo dos anos, houve melhorias significativas em prol da educação. No entanto, reconhecemos que ainda há muito a ser feito. Nas outras fotografias do mesmo colaborador, podemos ver professores e professoras de Bituruna reunidos em confraternizações durante os anos 70, momentos que evocam memórias e celebram o compromisso dedicado à educação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário